quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Entre tirar o pedido e a ética, com qual você fica?

Qual a imagem que você tem do vendedor?

Na sua opinião, na maioria das vezes o vendedor é uma pessoa chata, insistente, desagradável, não confiável o qual você precisa ficar atento o tempo todo pois com o primeiro descuido que você der ele vai te enganar ou você analisa o vendedor como uma pessoa ética, confiável, agradável, transparente e amiga? Qual dos 02 perfis vem primeiro à sua cabeça? Não diga nada só pense.

Porque as pessoas torcem o nariz quando você diz que é vendedor?

Minha mãe um dia me perguntou o que você faz mesmo meu filho, eu disse: Mamãe sou vendedor (Vocês tinham que ver a fisionomia dela ) e ela respondeu: meu filho, mas você estava indo tão bem.

De onde vem todo esse preconceito com o profissional da área de vendas?

No que diz respeito as empresas tenho observado o seguinte, todas pregam constantemente seus valores, missão, ética tem algumas que colocam até quadros ou pregam estes dizeres na parede da empresa e que quando você lê fica impressionado com todo o profissionalismo existente, porém na pratica no primeiro sinal para alcançar uma meta, joga-se todos esses valores e principalmente a ética para debaixo do tapete.

Vamos com um exemplo:

Um funcionário sempre estava em primeiro lugar no ranking de vendas, todo dia trazia para o gerente vários contratos de clientes novos e renovações fantásticas, ganhava todos os prêmios, será que a empresa tinha encontrado o funcionário ideal?

Porém de repente esse funcionário foi afastado da empresa e demitido por justa causa, e fui entender o motivo da sua demissão na prática.

Fui fazer a renovação de um cliente e esse me tratou tão mal, me chutou como se fosse um cachorro e quase me expulsou do seu estabelecimento comercial, com muita calma consegui conversar civilizadamente com o cliente, e ele me disse que veio um vendedor no ano anterior para renovar um contrato e lhe disse que não iria renovar o contrato de publicidade porque estava com dificuldades financeiras, o vendedor agiu com total naturalidade disse que compreendia e foi embora, sabe quem era esse vendedor?

Aquele mesmo que ganhava todos os prêmios, ele simplesmente falsificou a assinatura deste cliente e enviou um novo contrato sem direito a cancelamento e fez isso com toda sua carteira de 200 clientes? Consegue imaginar o grau de transtorno que foi gerado?

Temos também o caso em que um vendedor faz o pedido e o outro vendedor assina, mesmo que o cliente desconheça o pedido, tudo isso é feito pelo simples fato de ter que bater uma meta, tem lógica isso?

Um outro exemplo bem rápido é o vendedor que fala para o cliente fazer o contrato e depois que fechar o mês da meta é só você ligar no 0800 da empresa e cancelar. Você deve neste exato momento pensando o seguinte, eu conheço exemplos muito piores que estes.

É claro que em nossa profissão, como em todas, existe sempre um mal caráter, mas sem dúvida alguma, há também empresas que não estão se importando com a imagem que estão deixando nos clientes e pressionam o vendedor de tal maneira que, para eles, não resta outra alternativa a não ser vender CQC ( Custe o que custar ) ou Rua....É a velha estratégia de gestão de colocar a cenoura na frente e mete o chicote no burrinho. Para quem pratica ainda esta gestão, talvez você ainda não saiba, mas você está morto, fique tranqüilo o mercado cuidará disso.

De que adianta atingirmos metas de vendas deixando atrás de nós uma legião de pessoas lesadas? Pessoas que se pudessem com certeza nos tirariam do mercado. Qual o lucro que temos em enganar as pessoas que confiam em nós quando nos compram? Esse é o retrato de fazer resultado a qualquer custo.

Entre o pedido e a ética, com qual você fica? Lembre-se que não adianta absolutamente nada ficar com o pedido sem ficar com o cliente. Se isto estiver acontecendo na sua empresa é sinal de que você está fazendo furos na água e terá que continuar furando o resto dos dias que ainda tiver de sobrevida.

Não fiquem timidos,façam seu comentário!!!

Autor: Rogério Rodrigues Zuza.

3 comentários:

  1. "Entre o pedido e a ética, com qual voce fica?" Penso que perguntas como esta somente são elaboradas porque ainda existe uma quantidade considerável de péssimos profissionais de venda no mercado. Muito legal esta materia Zuza.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que para os "profissionais" se é que podemos classificar como tal que ajam desta forma, o seu futuro tem data marcada para deixar de ser futuro. Ele comete o classico erro do tiro no pé. Ou ao menos não pensa que seque o cliente num futuro próximo nunca mais o terá vontade nem de ver pintado de ouro. As pessoas nunca pensam no pós-venda, o relacionamento com o cliente é quase como um namoro. Você deve tratar com carinho, para o ter como um parceiro por longos anos. Assim sempre poderá contar com aquele "contratinho fiel que você cuidou com tanto carinho". Não adianta vender "guela baixo". Tem que saber vender, ter propriedade no que fala, saber argumentar. Vender publicidade não é simplesmente um espaço quadrado no jornal, vai muito além disso. Enquanto houve pessoas que não se preocupam com o amanhã, infelizmente no mercado sempre haverá profissionais preocupados com uma coisa: Um mês, uma meta.

    ResponderExcluir
  3. Essas situações acontecem devido ao fato de que muitos vendedores pensam primeiro em conquistar o bolso do cliente, sendo que este é uma consequência. Então acabam perdendo o dinheiro do cliente, porque o cliente mesmo ele não perde, mesmo porque nunca ganhou. Bons vendedores são aqueles que conquistam primeiro a confiança e um relacionamento com seus clientes ... você precisa fazer com a pessoa para quem está vendendo se sinta importante, e que você está ali para ajuda-la e fazer com que ela cresça, é como se você fosse a solução para o problema dela.
    Parabéns Zuza pela matéria, muito boa!!!

    ResponderExcluir