terça-feira, 7 de setembro de 2010

A Cidade do sol


A cidade do sol.


Herat uma cidade pequena situada no Afeganistão, lá vivia Nana, essa tinha uns 45 anos mas com aparência de uns 60 anos, isso tudo devido ao sofrimento que a vida lhe trouxe durante os anos.

Tudo começou quando era doméstica na casa de Jalil, este um homem bem sucedido na cidade, onde tinha cinema entre outros negócios. Jalil tinha duas esposas, porém cometeu um adultério e engravidou Nana, para esconder esta situação a família resolveu despedi-lá e decidiram montar uma casa na montanha para a doméstica ficar bem longe da “civilização”, para ninguém descobrir essa “desgraça” que tinha acontecido, “um filho”.

Nessa cabana nasceu Marian, onde o seu parto foi muito sofrido, pois a mãe sem atendimento médico teve que fazer este parto sozinha, ficou dois dias deitada no chão frio com uma faca na mão até a menina nascer, lógico que seu pais Jalil o qual a menina amava dizia totalmente o contrário, disse que o parto não durou mais que uma hora num hospital muito bom e inclusive teve um atendimento exclusivo.

Jalil tinha filhos com outras esposas, estes toda semana subiam na montanha para levar comida para Nana e Marian, mas Nana sempre xingava os meninos quando eles aproximavam-se da cabana, às vezes Marian também xingava só para agradar a mãe, mas ficava com medo dos meninos contarem para seu pai e que ele não voltasse mais para vê-la.

Toda quinta feira o pai subia a montanha para ver a filha e sempre trazia presentes e contava histórias sobre o mundo, a menina ficava deslumbrada com o pai, admirava sua sabedoria e não acreditava que ele fosse tão ruim quanto sua mãe dizia. No seu aniversário de 15 anos pediu para que pela primeira vez descesse a montanha e fosse ao cinema juntamente com o pai e com seus “irmãos”, porém a mãe não aceitou e ele inventou uma desculpa qualquer, mas a menina insistiu e disse que o seu grande desejo era conhecer o cinema, no entanto o pai cedeu e combinou com a filha o dia e o horário para pegá-la na montanha perto do lago onde sempre freqüentavam, só que infelizmente no dia marcado o pai não apareceu e ela ficou esperando horas e horas e decidiu descer a montanha, sendo que a mãe brigou com Mirian e não autorizou que ela fosse ao cinema e ameaçou dizendo que se descesse a montanha não a veria mais, pois no seu retorno não teria mais uma mãe sendo que esta estaria morta. Mesmo assim Mirian desceu e foi à procura de seu pai, que por sinal não era difícil encontrá-lo sendo este uma pessoa muito influente e conhecida na cidade.

Assim que desceu a montanha e viu a cidade, analisou e percebeu que a cidade não era nada como sua mãe lhe dizia, a cidade era bonita, cheia de pessoas andando para todos os lados, cachorros correndo, vários comércios, ficou deslumbrada com o que estava vendo e perguntou um homem que estava numa carroça se ele conhecia Jalil, o homem tanto conhecia que a levou até a casa que ela tanto procurava.

Ao chegar se depara com uma imensa casa, muito bonita com um lindo jardim, fica muito feliz por estar naquele local ao encontro do pai. Ao chamar o nome do pai no portão não obteve resposta alguma, depois de algum tempo veio um senhor todo esquisito, era o motorista, este disse que o senhor Jalil estava viajando e que era pra ela voltar outro dia, porém ela não acreditou naquelas palavras e decidiu ficar ali sentada na calçada, encostada no portão, e o pai não aparecia nunca, depois de algumas horas a empregada da casa lhe trouxe um prato de comida e pediu que fosse embora, mas de nada adiantou, ela dormiu na calçada.

O seu pai que tanto amava, tinha vergonha da própria filha e não quis de maneira alguma falar com ela, e pediu para que o motorista a levasse de volta até a montanha, mas a menina não obedeceu e num descuido do motorista conseguiu entrar no jardim da casa, mas logo em seguida foi pega e levada de volta a cabana depois de muita briga e muitas lágrimas.

O motorista foi subindo com Mirian o morro, já era noite e foi então que encontraram Nana pendurada numa corda e estava morta.

Mirian entrou em choque quando viu aquela cena com a cabeça de sua mãe pendurada numa corda e uma cadeira caída ao lado. O motorista levou a menina para dentro do carro e avisou a Jalil sobre a morte de Nana.

Após a morte de sua mãe, Mirian foi levada para casa do pai, onde ficou no quarto de hospedes, a menina não tinha fome, quase não comia tudo que levavam para comer o estômago não aceitava. A sua paixão pelo pai acabou naquele momento, pois constatou que o mesmo tinha vergonha de estar junto dela, tinha medo de sujar o próprio nome. Alguns dias depois da morte de sua mãe, as mulheres de seu pai entraram no quarto e pediu para que descesse e jantasse com eles, pois tinham um assunto muito sério para conversar com ela. Ao chegar à mesa de jantar fica sabendo da noticia de que seu pai lhe arranjou um casamento. Ela nunca poderia imaginar que seu pai, que tanto amava queria livrar-se dela desta maneira, tinha vergonha da filha que tinha.

O casamento era com um sapateiro cujo nome era Rashid, que atendia muitos executivos e que era bem de vida e morava em Cabul.

Mirian disse sim àquele pedido de casamento ao meio de toda aquela turbulência que rondava sua vida, estava totalmente sem saída. Gritou e implorou ao pai que não a deixasse casar tão nova assim com 15 anos, sendo que suas filhas com outras esposas tinham a mesma idade que ela e todas freqüentavam escolas e Jalil nem pensava em casamento para elas.

Depois da cerimônia rápida de casamento, Rashid foi para o ônibus esperar Mirian, pois estava com urgência para voltar a Cabul devido aos negócios. Ela prometeu a si mesma que nunca mais conversaria com o pai e pediu para esquece-lá e que nunca mais a procurasse, o ônibus partiu e Jaliu foi correndo atrás do ônibus batendo na janela, porém Mirian nem olhou para o lado.

Em Cabul tudo era novo para a moça, uma menina muito jovem casada com um homem de 48 anos, ao chegar na casa de Rashid percebeu que a casa estava “largada” pois ninguém arrumava aquela casa fazia um bom tempo. Sempre que saiam ele mostrava para ela toda a cidade, os pontos turísticos, explicava a história sobre alguns lugares, dava total exclusividade para a moça. Alguns dias se passaram e ela ainda não tinha desfeito sua mala, foi então que o marido pediu para que mudasse de atitude, pois sua casa não era hotel e que tratasse de arrumar suas roupas e tirá-las da mala. Foi o que ela fez e ficou tão empolgada que tirou as teias de aranha que estavam por lá, limpou a casa em geral colocando tudo em ordem, quando o marido chegou do serviço nem reparou em tudo que tinha feito, mas ficou satisfeito, pois pela primeira vez ela tinha feito almoço para eles.

Alguns anos depois Mirian engravidou, compraram roupas masculinas, tudo para o bebê o qual Rashid queria que fosse um menino, porém ela perdeu o bebê.

Depois que perdeu o bebê por várias vezes não conseguia engravidar e o marido já não a tratava como antes, menosprezava por qualquer erro e insultava a coitada e ás vezes batia na pobre moça, ela conhecia alguns vizinhos, porém o marido dizia para não conversar com eles e que também começasse a usar burca. No começo era complicado, mas depois ela acostumou com toda aquele pano na cabeça, até agradeceu pois as pessoas não ficavam olhando para ela com curiosidade para saber qual era a novata que tinha chegado na cidade.

Com o passar do tempo Mirian havia saído de Herat, vendo a mãe morta e o pai fazendo ela casar com um homem estúpido, que com os anos a tratava como uma escrava.

Mirian tinha uma vizinha a mama jô e baba jô , como eram chamados por laila e seus dois irmãos. Laila tinha uns 4 anos quando seus irmãos foram defender o Afeganistão contra os soviéticos, porém mama jô não queria que eles fossem, mas o pai não fez nada para impedi-los. Depois de alguns anos veio a noticia que estavam mortos. A mãe de Laila entrou em desespero já que amava e cultuava seus filhos e acreditava veemente que estavam vivos, foi um choque muito grande para a mãe que abandonou tudo e durante cinco anos ficou esperando a guerra contra os soviéticos acabar, enquanto isso desprezava a filha e o marido, a vida para ela não tinha mais sentido.

Já baba jô era um homem culto, professor em universidades de Cabul, sempre estava a ler algum livro, este por sinal amava muito a filha e mesmo após a morte dos outros filhos não deixou de dar atenção a Laila.

Laila tinha um amigo que se chamava Tariq, eram “amigos irmãos”, sempre estavam juntos e brincavam bastante, quando iam dormir brincavam com lanterna um iluminando o quarto do outro até que conseguissem dormir. Certa vez teve que viajar e ficou um mês fora de Cabul e o tempo para Laila não passava e estava sentindo sua falta. Já Tariq tinha perdido uma perna numa mina escondida, pisou na bomba e teve que amputar a perna. Os dois foram crescendo até que um dia eles começaram a gostar um do outro como namorados, foi então que ele a beijou pela primeira vez e chegaram a fazer amor.

A guerra começou a se acentuar, sempre na hora do almoço escutavam o barulho e um clarão que sempre passava perto de sua casa e quando explodia a família agradecia pelo míssel não ter atingido sua casa, mas todos corriam para fora e faziam uma oração, pois naquele momento alguma família tinha sido atingida e várias pessoas teriam morrido, sua amiga, filha de Ginti ,morreu quando um míssel atingiu seu corpo espatifando-o, e sua mãe vinha na rua aos prantos recolhendo os seus pedaços que restavam, todos os seus vizinhos haviam se mudado de Cabul , inclusive Tariq e sua família que foram se refugiar no Paquistão.

Foi então que baba jô com muito sacrifício e depois de muito tempo conseguiu convencer sua mãe de irem embora de Cabul, mas no dia que iam se mudar uma bomba atingiu sua casa matando ambos e deixando a filha sobre escombros.

Quando ela acordou estava aos cuidados de Mirian e Rashid, ela ficou sem a audição de um ouvido e estava muito ferida, porém eram ferimentos leves e com o tempo foi se recuperando, mas estava muito arrasada por ter perdido seus pais.

Assim que se recuperou um homem estranho chegou a sua casa, contou um pouco de sua vida e disse que seu amigo Tariq estava internado no Paquistão, porém não resistiu e morreu. Laila ficou surpresa e muito triste porque o seu grande amor tinha morrido, e Rashid a pediu em casamento e casaram-se.

Ela aceitou esse casamento de imediato, pois esperava um filho de Tariq que devia ter 4 semanas de gravidez. Mentiu para Rashid e fez como se a filha Aziza que nasceu algum tempo depois fosse filha dele.

Houve muitas brigas entre Mirian e Laila, mas o dia em que Rashid foi bater em Mirian, a moça interveio e evitou que Mirian levasse uma surra, a partir desse dia ficaram amigas e elas cuidavam da criança juntas.

Na primavera tentaram fugir para o paquistão, porém foram capturadas e devolvidas para sua casa. Rashid ficou furioso e bateu em Mirian e a trancou num quarto escuro, e disse para Laila que a mataria se tentasse isso novamente.

A guerra foi se acentuando e os bombardeios eram mais intensos, a sapataria de Rashid pegou fogo, e ele perdeu tudo que tinha, começaram a passar fome, pois não tinham o que comer, e chegaram a mandar Aziza que já tinha 7 anos para um orfanato. Laila teve um filho com Rashid algum tempo depois e o menino era muito mimado pelo pai, mas este não foi para o orfanato junto com a irmã, mas a mãe constatou que amava os dois filhos da mesma maneira.

Tariq apareceu na porta da casa de Laila e ela estremeceu totalmente e não acreditava no que estava vendo, fazia 10 anos que ele tinha ido embora e ela achava que ele estava morto, mas tudo não passava de uma grande mentira de Rashid que pediu para um amigo ir ate sua casa e contar uma mentira e dizer que Tariq estava morto. Na euforia do encontro contou para Tariq que ele era pai de Aziza e combinaram de irem juntos até o orfanato para vê-la no dia seguinte.

A mãe sempre ia até o orfanato ver a filha, apesar das surras que levava, pois era proibido mulher andar sozinha pela rua, e Rashid não queria mais acompanha-lá até o orfanato, já que não considerava a menina como sua filha e desconfiava que o filho era do aleijado.

Quando Rashid chegou em casa o filinho disse que um homem estranho esteve por lá, e que esse homem só tinha um perna e que estava dentro da casa conversando com sua mãe enquanto ele brincava com Mirian na parte de cima. Rashid levou o filho para cima com toda a calma e trancou o garoto no quarto, desceu as escadas e começou a surrar Laila, esta revidou a surra com um soco em seu rosto, começaram a brigar violentamente e a moça chegou a quebrar um vaso em sua cabeça fazendo jorrar sangue para todos os lados. O homem se levantou agarrou Laila pelo pescoço e ia mata-lá, foi ate que Marian pegou uma pá e acertou a cabeça dele com toda a força, e assim que levantou querendo ir pra cima dela, ela deu uma paulada final em sua cabeça, matando Rashid.

Mirian decidiu ficar e assumir pelos seus atos, apesar das lágrimas e a insistência de Laila para que fugissem juntas, mandou Laila ir embora com seus dois filhos e com Tariq, acabou sendo julgada e morta pelos talibãs.

Laila foi para Paquistão junto com Tariq, o qual se casou. Ela trabalhava de camareira e tinha uma vida bem melhor do que em Cabul. Mas depois que a Guerra acabou entre os Talibãs e a força de coalisão resolveram voltar para Cabul e ajudar na reconstrução da cidade, mas antes passou em Herat e conheceu a cabana onde sua mulher morava e viu uma carta que o pai de Mirian havia escrito se desculpando por não ter recebido a filha e dizia que estava com saudades, apesar da moça não ter recebido o pai em Cabul ele tinha deixado a parte da herança em dólar para a filha.

Voltaram para Cabul e ajudaram a reconstruir novamente a cidade, apesar das limitações e das poucas verbas destinadas.

Reformaram totalmente o orfanato e ela ficou grávida novamente e se fosse mulher já saberia o nome que daria a menina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário